Agora nossa escola tem a Plataforma Adaptativa Edebê

Agora nossa escola tem a Plataforma Adaptativa Edebê

Já está disponível a Plataforma de Aprendizagem Adaptativa da Editora Edebê.

Elaborado com ampla participação de diretores, coordenadores, orientadores e alunos da Rede Salesiana de Escolas, o projeto ajudará estudantes do ensino médio, bem como seus educadores e pais, no processo de aprendizagem e gestão pedagógica.

A Plataforma engloba ferramentas sob medida para cada aluno construir o seu conhecimento; um ambiente diagnóstico para aprimorar o trabalho docente; uma área especial para os pais e responsáveis acompanharem o desempenho dos seus filhos, entre outros recursos diferenciados.

“O objetivo é oferecer para as escolas que utilizam o Material Didático Digital (MDD) uma plataforma adaptativa de ensino e aprendizagem que possibilita aos alunos potencializar a proficiência nas áreas do conhecimento e otimizar o resultado do ENEM e em outros processos seletivos para ingresso no ensino superior”, explica Edevaldo Siqueira Gaudêncio, coordenador de inovação e produtos digitais da Editora Edebê.

A plataforma também oferece às escolas a possibilidade de criar avaliações diagnósticas quanto a conteúdos e habilidades e a ampliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos ambientes da sala de aula.

Simulado diagnóstico e plano de estudos personalizado

Com a Edebê Adaptativa, os alunos do ensino médio terão a oportunidade de fazer um simulado diagnóstico nos moldes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O simulado identificará as potencialidades e lacunas de aprendizagem do aluno e traçará um plano de estudos personalizado para que cada estudante possa aprimorar seus conhecimentos e habilidades. A plataforma atende aos critérios de uma avaliação diagnóstica individualizada que permite “avaliar a aprendizagem de diferentes alunos, levando em consideração suas múltiplas competências e formas de aprender, além de seu engajamento”, conforme indica o Marco Referencial da RSE.

A disponibilização de questões, simulados e avaliações diagnósticas ocorrem de três formas: No primeiro acesso do aluno, através de uma avaliação diagnóstica geral, em simulados agendados pela escola (diretores e coordenadores) e em questões recomendadas pelo sistema para avaliar a aprendizagem do aluno ao término de um plano de estudo.

Os professores e os gestores podem acompanhar on-line e em tempo real o engajamento e a evolução de todos os seus alunos, tomando conhecimento das deficiências e proficiências de cada grupo específico. O acompanhamento se dá através de relatórios disponibilizados para os alunos e outros específicos para gestores e educadores, com informações mais abrangentes do desempenho das turmas.

Os alunos contam ainda com um simulador de aprovação nas principais universidades públicas do país.

Envolvimento de alunos e educadores da RSE

A fase de homologação do projeto integrou educadores e alunos de quinze unidades da RSE de vários estados do Brasil: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Rondônia. O retorno sobre o projeto, que foi construído coletivamente, com o apoio das escolas, tem sido muito positivo.

Uma das escolas participantes da fase de testes foi o Colégio Dom Bosco de Manaus-AM, que colaborou ativamente para o aperfeiçoamento da Edebê Adaptativa, enviando à Edebê, ao final dos pilotos, feedbacks de alunos, educadores e gestores sobre o uso da ferramenta. Para a escola, como afirma a diretora pedagógica do colégio, Sandra Elaine Correa, o projeto vem para agregar qualidade ao ensino salesiano. “Em uma escola salesiana, ouvimos sempre falar sobre o protagonismo dos jovens. A Edebê Adaptativa faz com que esse protagonismo seja vivenciado. É o protagonismo na prática. Os alunos passam a ser responsáveis pela construção de seu conhecimento. Os relatórios, trazendo o desempenho dos alunos e o desempenho por área, passam a ser um termômetro. Com a plataforma, podemos fazer, verificar e planejar como vamos trabalhar em relação às dificuldades que estão sendo encontradas pelos alunos”, explica Sandra.

Outro colégio que testou a plataforma foi o Colégio Castelo (INSG) de Rio das Ostras-RJ. A Equipe da escola aprovou a iniciativa e destacou que “trata-se de um projeto muito importante para a preparação no ENEM e para o crescimento acadêmico do aluno, além de configurar-se como excelente termômetro para a melhoria de conteúdos”.

Leonardo Matos, do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju-SE, um dos educadores que integram a equipe da editora que desenvolve questões e conteúdos para o Projeto Edebê Adaptativa, afirma que para desenvolver os conteúdos será necessário estar sempre interligado e interagindo com os novos desafios da educação contemporânea: “Antigamente, o processo de preparação das seletivas tradicionais tinha dicas bem ‘engessadinhas’, que ajudavam alunos a responder questões e a decorar conteúdos, agora a gente precisa ensinar os alunos a interpretar as questões. É a aprendizagem muito mais significativa”, ressalta.

Acesso liberado para as escolas

A plataforma é fornecida gratuitamente para as escolas que utilizam o MDD, com acesso liberado para todos os alunos e educadores do ensino médio. Não é necessário fazer nenhum cadastro, já que ela funciona integrada ao portal da Edebê (portal.edebe.com.br).

“Desenhamos a plataforma para que seja a mais autônoma possível para o diagnóstico dos alunos. Logo, não é necessário fazer nenhum agendamento do simulado diagnóstico”, afirma Edevaldo.

Fonte: Rede Salesiana de Escolas.

Tags: Colégio São JoaquimEdebêEducaçãoEnemMaterial DigitalSalesianosTecnologia