Alunos do Colégio São Joaquim destacam-se no Enem

Alunos do Colégio São Joaquim destacam-se no Enem

Estudantes apresentaram ótimo desempenho, e alguns alcançaram mais de 900 pontos na redação

Segundo o MEC (Ministério da Educação), mais de 2 milhões de candidatos tiveram a redação considerada fraca no ENEM pela banca examinadora, o que corresponde a 38% dos candidatos. São consideradas fracas as redações que atingem menos de 500 pontos.

Porém, esse não é o cenário no Colégio São Joaquim. Os alunos do ensino médio tiveram um ótimo desempenho na prova, alcançando notas próximas da pontuação máxima, que é de 1000 pontos.

É o caso da estudante Carla Motta, que fez 960 pontos na redação. Segundo a aluna, a preparação antes da prova foi essencial para o seu bom resultado. Ela conta que além de prestar atenção nas aulas, estudou com dedicação todas as matérias apresentadas em sala de aula e usou seu conhecimento para dar embasamento ao texto. “Na redação eu procurei não apenas dar minha opinião, mas citar frases de filósofos, dados, tudo para fundamentar minha argumentação”, explica Carla.

O tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, o que exigiu não apenas conhecimento dos candidatos, mas sensibilidade, cidadania e consciência humana, conceitos sempre trabalhados no Colégio São Joaquim.

Para o professor Fábio Guimarães, os resultados positivos na prova são reflexos do que é praticado diariamente em sala de aula. “Durante todo o ano letivo, professores e alunos mantiveram o foco em diversos conteúdos que poderiam ser cobrados pelo ENEM”, conta Fábio. Ele ainda afirma que a rotina diária de estudos transcendia às salas de aula, e muitas eram as horas nas quais os alunos se rendiam às diversas áreas do conhecimento: linguagens e códigos; ciências humanas; matemática e ciências da natureza.

A professora de redação Gessana ainda ressalta que o tema cobrado na redação foi trabalhado em sala de aula. “Houve uma grande preocupação com os conteúdos que poderiam ser pedidos no ENEM, e o tema exigido foi o primeiro que trabalhamos em sala de aula”, conta Gessana. Durante as aulas de redação, os alunos tiveram acesso à redações nota mil no Exame, assistiram vídeos sobre temas que poderiam ser cobrados, além de conteúdos para dar embasamento ao texto – como citações de filósofos.

Além da redação, os alunos também conquistaram boas médias em áreas específicas. É o caso de Vitor Mattioli, que pontuou 627 em Ciências Humanas, enquanto a média no país foi de 558,1.

Para os alunos que desejarem se preparar ainda mais para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio, o Colégio São Joaquim ainda oferece um curso preparatório focado na prova.