Diretores, Coordenadores e Professores do Colégio São Joaquim participam de Encontro da Rede Salesiana do Vale do Paraíba

Evento contou com palestras e dinâmicas voltadas a motivação e integração dos colaboradores das Escolas Salesianas.

Os professores, coordenadores e diretores do Colégio São Joaquim participaram na última quinta-feira (21) de um encontro da Rede Salesiana de Educação junto com outras escolas Salesianas do Vale do Paraíba. O evento aconteceu no Instituto Santa Teresa (Fatea), em Lorena (SP).

O objetivo do encontro é promover a integração entre as instituições de ensino, além de estimular os colabores a seguirem com alegria e fé neste novo ano letivo, para que assim transmitam aos alunos o propósito acolhedor e amoroso da educação Salesiana.

12443524_931445940264479_218759165_o

O evento teve início com um café, seguido de uma oração e palestra com o tema “Avaliação de Desempenho Profissional e Institucional”, que mostrou ao público presente a importância da realização de pesquisas e avaliações junto aos pais e alunos para melhorar cada vez mais o ensino e o atendimento.

O professor do ensino médio do Colégio São Joaquim Fábio Guimarães afirmou que o encontro trouxe ânimo e energia aos professores. “Toda essa formação que estamos recebendo é muito construtiva, pois é um gás para continuarmos com nossa missão de educar”, afirmou Fábio. Além disso, ele ressaltou a importância do tema apresentado. “Todo o conteúdo trabalhado, que foi avaliação, é algo muito relevante que nos faz questionar até mesmo a maneira como estamos avaliando”, completou.

Juciele Siqueira, professora do Ensino Fundamental, destacou a importância do evento para o intercâmbio de informações entre os docentes: “É um momento de renovar a rever a parte pedagógica, além de ser um importante encontro entre professores salesianos para trocar ideias”, disse Juciele.

12562411_931446010264472_1197149450_o

Durante o encontro, os palestrantes ainda falaram sobre a importância de a escola aproximar-se ainda mais do jovem, que hoje é sempre conectado e familiarizado com o ambiente digital. E não são apenas os adolescentes que lidam com a tecnologia. A escola deve estar preparada, pois as crianças têm contato cada vez mais precoce com smartphones, tablets e computadores.

Por isso, os professores do ensino infantil também estão atentos a essas questões e aos novos desafios da educação. Segundo Juliana Midões, professora do ensino infantil do Colégio São Joaquim, o encontro foi importante para suscitar questões pertinentes à educação. “Com certeza é possível aplicar o que vemos aqui independente da faixa etária, a educação infantil é a base de tudo, e precisa dessa aplicabilidade específica”, afirmou Juliana.

Na parte da tarde, os colaboradores participaram de um trabalho em grupo, dirigido pelos coordenadores.