Nono ano visita o NR Acampamentos

Nono ano visita o NR Acampamentos

Tem coisas que só acontecem no NR. Ouvia isso de alguns professores antes de acompanhar pela primeira vez um grupo de alunos na sua ida ao acampamento. Ai que medo! O que será que acontece quando reunimos alunos do nono ano, levamos para um lugar lindo e isolado, e nos dispomos a passar com eles quatro noites e cincos dias?

Bagunça? Sim. Noites mal dormidas? Também. Cansaço? Com certeza. Mas tenho certeza que não é a isso que os professores se referiam. Acontece um sentimento de união, de cuidado e carinho. De repente você se vê responsável por dezenas de jovens, cada um com suas particularidades, e sente-se honrado por fazer parte de um dos momentos mais marcantes de suas vidas. Eles estão concluindo o Ensino Fundamental II, e partindo para a etapa final de suas vidas como estudantes. Alguns mudarão de escolas, outros continuarão conosco, e todos eles irão amadurecer.

O NR, Nosso Recanto, é um acampamento localizado em Sapucaí Mirim (MG), que recebe milhares de estudantes o ano inteiro. A programação é cheia, os alunos participam de atividades durante todo o dia, além das aguardadas festas à noite. Embora o acampamento ofereça as mesmas atividades para todos os grupos, cada NR é único. Cada jovem leva consigo uma experiência, um aprendizado. Fazem amigos, mas também se aproximam mais dos antigos. Divertem-se, mas também têm diversas responsabilidades e regras a cumprir. Sentem saudades dos pais, mas aprendem a se virar longe deles.

No fim, embora o NR seja o local onde tudo isso acontece, já que anualmente nossa escola oferece a viagem ao nono ano, vemos que o importante mesmo é o contexto: a transição de pré-adolescentes para jovens que em breve estarão cursando o Ensino Médio, e já pensando no futuro e na carreira. O amadurecimento de quem nunca imaginou ficar longe dos pais, e de repente se vê construindo suas próprias memórias e relações. A certeza de que o futuro já está logo ali, despontando no horizonte. E nós, do Colégio São Joaquim, estaremos aqui para acompanhá-los nesse futuro. Contem conosco.

Stephanie Dalla e Flavio Bustamente, acompanhantes dos estudantes do nono ano no NR 2016.

Tags: AcampamentoAlunosEscolaFormandosFormaturaNR