Padre Alexandre divulga texto em homenagem aos Professores

|
Padre Alexandre divulga texto em homenagem aos Professores

15 de outubro, dia do educador – professor!

Queridos educadores – professores, olhemos o dia de vocês, na ótica desta epígrafe: O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO!

O passado é tudo o que já planejaram, prepararam, transmitiram, e, ensinaram. Eis o arco reteso da flecha deferida em direção ao alvo da gratidão pela atuação pessoal e profissional.

O presente é a vossa vibração, o consumir-se na atenção, no cuidado, na preocupação, na expectativa. É o fazer-se fazendo, impulsionado pelo amor educativo e pela paixão de ensinar.

O futuro é a espera ansiosa, a projeção da ausência, é a expectativa do ainda não, mas quase lá! A consumação motora das razões pessoais de cada uma das partes que compõem o processo que delineia a esperança e as expectativas das famílias, dos alunos e de toda a comunidade educativa.

Assim, pelo nobre ministério do ensino, o professor – educador é uma metáfora de si mesmo. Pois, etimologicamente, como sugere nossa missão, ensinar é “tocar o sino”, é despertar, enredar, anunciar, congregar, reunir, fazer-se-com. Um fazer-se portador do movimento das tantas sementes de vida e conhecimento lançadas, ou das que ainda bailam por entre os dedos do semeador, nos terrenos do ensino que ainda estão por vir. De semelhante modo, cuidar, é cuidar-se! Reconhecer é também conhecer-se! Comunicar é comunicar-se! Aprender é aprender-se!

Enquanto recebem a nossa eterna gratidão, auguramos que continuemos juntos renovando dia a dia a nossa crença na educação, missão das nossas vidas.

Com afeto salesiano,

P. Alexandre Luís de Oliveira – SDB

Diretor Geral

Tags: Colégio São JoaquimDom BoscoEducadorProfessoresSalesianos

Outras postagens

Sem categoria

132 anos de História

Sem categoria

PORTAS ABERTAS – 2022

Compartilhe

Olá, bem-vindo ao atendimento do Colégio São Joaquim! Preencha aqui seus dados e fale conosco.