Você conhece a história de Dom Bosco? Veja como ela está relacionada ao Colégio São Joaquim

|
Você conhece a história de Dom Bosco? Veja como ela está relacionada ao Colégio São Joaquim

DOM BOSCO

Eu, João Bosco, nasci no dia 16 de agosto de 1815 perto de Turim, na Itália. Com apenas 2 anos de idade perdi o meu pai. Eu e meus dois irmãos, Antônio e José fomos criados pela minha mãe Margarida. Logo, fui crescendo com seu testemunho de uma mulher de oração.

Imagem1

Um fato que marcou minha vida foi um sonho que tive aos 9 anos de idade. Sonhava com muitos meninos brigando com socos e pancadas, e para separar a briga eu entrei no meio deles e fiz o mesmo. Assim apareceu um homem vestido com um manto branco e luminoso que me dizia: João, não é com pancadas que você resolverá as coisas, mas com o amor. Assim todos aqueles meninos que brigavam viraram lobos e se transformavam em ovelhas.

Imagem2

Naquele mesmo instante apareceu uma mulher vestida com um manto azul e uma coroa na cabeça, era Nossa Senhora e aquele homem, que acredito ser Jesus me dizia: Ela te acompanhará sempre. Será o teu auxílio.

Imagem3

Eu não compreendia nada naquele momento, o porquê de todas aquelas palavras?… assim Jesus disse: Ao seu tempo tudo compreenderas.

Imagem4

Ao despertar daquele sonho fiquei incomodado, pois parecia muito verdadeiro. E depois daquele sonho tive um desejo muito grande de ser padre.

Imagem5

Assim fui seminarista e me ordenei, e aos poucos aquele sonho que tive aos 9 anos de idade veio a se realizar. Percebi que muitos jovens vagavam pelas ruas, brincando ou brigando, outros entre 8 e 12 anos tinham que trabalhar arduamente como serventes, sofrendo maus tratos, pior ainda era a situação dos jovens de 12 a 18 anos que iam parar nas cadeias, amontoados e esquecidos pela sociedade… Pensava que se tivesse alguém que cuidasse deles, com certeza não estariam nas ruas e muito menos na cadeia, por isso criei o Oratório de Valdocco, um lugar onde os jovens brincavam, estudavam, se alimentavam e rezavam. Neste lugar eles ocupariam seu tempo com coisas boas.

Imagem6

Deste oratório surgiram frutos, vocações… que me fizeram pensar em fundar uma congregação religiosa. Assim, no dia 18 de dezembro fundei a congregação nomeada como Salesianos, seguindo o modelo de caridade do Santo São Francisco de Sales, o qual me inspirei. O primeiro padre a fazer parte desta congregação foi Miguel Rua, um jovem do Oratório de Valdocco que descobriu sua vocação e missão de continuar a obra salesiana.

Imagem8

Assim, em 1875 enviei missionários que ajudaram a expandir a congregação Salesiana pelo mundo, indo além de Itália e chegando primeiro a países como Espanha, Inglaterra e Áustria.

Imagem9

Naquele mesmo ano, a primeira missão salesiana partiu para a América do Sul.

Imagem12

Em seguida, os salesianos chegaram a outros países, incluindo o Brasil, que recebeu sua primeira missão no dia 14 de julho no Rio de Janeiro, no Colégio chamado Santa Rosa.

Imagem13

Depois como 2º casa salesiana foi fundado o Liceu Coração de Jesus em São Paulo e como 3º casa Salesiana no Brasil foi na cidade de Lorena, no Colégio São Joaquim.

Imagem14

 

Imagem15

Por muitos fui chamado de louco devido minha ousadia e entrega na missão com os jovens. Digo que até o meu último suspiro foi por vocês jovens!

Ao longo do tempo pude realmente compreender tudo sobre aquele sonho. O sonho que dizia o quanto eu deveria cuidar dos jovens e que Maria seria sempre o meu auxílio. Hoje vejo que foi Ela quem tudo fez em minha vida, aquela que sempre intercedeu por mim ao seu filho Jesus.

Imagem16

Jovens, lembrem-se sempre, de que toda pessoa que entra nesta casa salesiana é trazida pelas mãos de Maria. Tenham sempre Maria como auxílio de vocês e saibam que se vocês querem que Deus lhe deem muitas graças, visitai-o muitas vezes!

Tags: #DomBosco #História #Salesianos #FamíliaSalesiana

Outras postagens

Sem categoria

132 anos de História

Sem categoria

PORTAS ABERTAS – 2022

Compartilhe

Olá, bem-vindo ao atendimento do Colégio São Joaquim! Preencha aqui seus dados e fale conosco.