SM22

Pastoral

A Pastoral de cada casa salesiana é considerada como o coração de todo o processo educacional, um modo de viver a missão salesiana a partir do sistema preventivo, criado por Dom Bosco, que se fundamenta em três pilares: razão, religião e amorevolezza.

Dom Bosco não deixou um tratado teórico, sistemático e completo de educação, e sim uma lição de vida – sua vida, experiências pedagógicas e ensaios, tornando uma proposta educativa orgânica e unitária.

“Ousamos crer em uma sociedade igualitária, onde as pessoas despertam para a gratuidade, construam relações mais justas e solidárias, redescubram os valores que as aproximam do maravilhoso. Ousamos crer numa educação libertadora, crítica e de base, que possibilite a socialização do poder, que use o tom de alegria no seu jeito de educar, que aposte na criatividade, na paixão, no humor, na arte, na poesia e em tudo que esteja a serviço da vida…”.

Desta forma, a pastoral do Colégio São Joaquim tem como proposta a integração e articulação entre vários grupos de interesse do jovem, que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana e querem vivê-la, sendo chamada de AJS (Articulação da Juventude Salesiana). Se tornam protagonistas de todo o processo, vivenciando integralmente atividades e projetos que contribuem para sua formação integral.

O foco da missão salesiana são os jovens, sobretudo os mais carentes, mas não é só por isso que a pastoral é considerada juvenil, mas porque os assume como protagonistas, tornando os propagadores do Reino de Deus no mundo e também responsáveis pela sociedade que atuam.

É um modo de ser e de viver, baseado em determinadas crenças e valores fundamentais, para o seu desenvolvimento humano, social, moral e ético. Quem faz parte da Pastoral é apaixonado pela vida e pelo Senhor da Vida – Deus.

PROJETOS DA PASTORAL

Os projetos acontecem, acompanhados sempre pela assessora de Pastoral Amanda Germano sobre a coordenação do Pe. Cristiano Campelo.

sm36

• Bom dia e Boa tarde

Tem como objetivo, proporcionar aos alunos, por meio de mensagens, palavras ou leituras de trechos bíblicos uma reflexão sobre valores humanos e espirituais, levando em conta a importância de formação humana.

TERÇA-FEIRA:

• Teatro- 14h às 15h.

O teatro é uma atividade prática que permite trabalhar a expressão corporal e a oralidade, ajudando na formação da personalidade, desenvolvendo o trabalho em grupo, possibilitando uma maneira de encarar os fatos cotidianos de outro modo através da linguagem teatral e artística.

• Catequese -17h30 às 18h30

São Paulo disse aos Romanos que “a fé entra pelos ouvidos”. É essencial que se pregue o Evangelho, especialmente para as crianças e jovens, e também para adultos não evangelizados. Diante disso, a catequese tem como objetivo preparar os alunos acima de 10 anos para o sacramento da 1º Eucaristia.

WhatsApp Image 2017-09-19 at 3.29.54 PM

• Crisma -17h30 às 18h30

Seguindo o mesmo principio de levar a palavra de Deus aos jovens, a Crisma visa aprofundar e confirmar os princípios Cristãos e religiosos para esse Sacramento.

QUARTA-FEIRA:

• Reuniões de replanejamento dos encontros das atividades, com coordenadores dos grupos e assessores;

QUINTA-FEIRA:

• PJE (Projeto Juventude Estudantil) Debate sobre políticas públicas -14h às 15h

Valorização dos aspectos de liderança propiciando uma formação de jovens mais conscientes a partir de reflexões e da construção de projetos na sociedade.

• Coroinhas e Laurinhas- 17h30 às 18h30

Proporcionar a ajuda e o serviço a Deus; “Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais”, uma experiência de fé a partir das formações de espiritualidade e formações práticas da liturgia.

WhatsApp Image 2017-09-19 at 3.14.09 PM

SEXTA-FEIRA

• Voluntariado Social -14h às 15h30

Promover a ação, em busca da missão em ajudar o outro e ao próximo, proporcionando momentos de integração de grupos distintos na vivência de valores da Pastoral Juvenil Salesiana.

sm37

Dança – 14h às 15h30

A dança como prática favorece a criatividade, no processo de construção do conhecimento. Este trabalho tem como instrumento a socialização, ara a formação de cidadãos críticos, participativos, responsáveis, reflexivos transmitindo mensagens e valores através da arte e da expressão corporal.

• Conselho da AJS – 15h ás 16h30

Visa desenvolver o protagonismo juvenil a partir da formação de liderança para coordenadores e articuladores da AJS, tornando os alunos multiplicadores das atividades recreativas e pastorais. Valoriza o talento do aluno na vivência de valores da Espiritualidade Juvenil Salesiana, a partir de projetos em conjunto com grupos da AJS.

PROJETOS FÉRIAS DE JULHO

• Formação para Semana Missionária

Acontece no primeiro semestre com o objetivo de preparar os jovens para a experiência missionária. A semana missionária quer despertar no jovem a experiência de Deus no meio do povo, sobretudo o mais carente. Possibilita uma prática do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo a partir da experiência de comunidade.

SM32

SM15