Colégio São Joaquim inaugura nova sala que funcionará como um Laboratório de Inovação

Iniciativa é do Professor de Ciências André Ribeiro

O Colégio São Joaquim passou a ter mais um espaço em 2017: uma sala que servirá como um Laboratório de Inovação, pensada para desenvolver a aprendizagem ativa de forma significativa. O espaço foi aberto na primeira semana de aula, e os alunos já estão realizando atividades na nova sala.

Segundo o Professor de Ciências André Ribeiro, que teve a ideia depois de passar a integrar o LIA (Laboratório de Inovação Acadêmica do Unisal), o diferencial da sala consiste em ser um espaço dinâmico, que promove o conhecimento de forma inovadora e diversificada. “A sala foi construída seguindo os modelos propostos por grandes universidades como a Harvard, e surgiu a partir da minha participação no LIA, que existe para fazer uma ponte entre o ensino superior e a educação básica dentro dos conceitos de inovação”, explica André.

Apesar de contar com mesas e cadeiras de formatos diferentes e cores chamativas para atrair a atenção dos alunos, a inovação da sala está muito mais na forma que ela é utilizada do que em sua estrutura. “O modelo da sala é utilizado no ensino superior e é uma inovação não na disposição das carteiras, mas na forma de desenvolvimento das aulas que passam a ser significativas”, completa André.

Os alunos que já estão utilizando o espaço têm se mostrado animados com o novo ambiente, já que o mesmo proporciona maior envolvimento entre os estudantes. A sala ainda está em construção, e passará por constantes mudanças e atualizações, recebendo ainda mais recursos durante o ano a fim de também poder ser um local para a realização de pequenos experimentos.