Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

OBJETIVO

O Colégio São Joaquim faz parte de uma grande rede de ensino: a Rede Salesiana Brasil de Escolas. O marco referencial de uma rede de ensino só adquire real significado quando percebido como processo no contexto de uma sociedade e de um momento histórico determinado. A RSB assume, portanto, os desafios contemporâneos e, mediante suas instituições educativas, oferece uma resposta concreta, sistemática e ampla para a formação continuada e integral de seus próprios protagonistas: educandos e educadores.

Os princípios que norteiam toda a nossa ação pedagógica e integram a RSB são:

Tudo isso nos obriga a pensar a escola como espaço privilegiado de comunicação de ideias e ideais, de reflexão e ação, de solidariedade e respeito às diferenças. A educação salesiana está a serviço da formação integral da pessoa. Sua missão é “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores evangélicos”.
Os pilares: Religião, Amorevolezza e a Razão se tornam o alicerce de toda esta proposta, fundamentando a Pedagogia Preventiva de Dom Bosco.
Desta forma o Colégio São Joaquim promove uma educação possibilitando autonomia ao educando, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos, quanto de desenvolvimento afetivo, social e moral.
O educando é o protagonista de sua própria formação e de sua história. A educação ultrapassa o espaço da escola e incide sobre a totalidade de sua vida.

Material Didático da Rede Salesiana Brasil

O material didático da RSB constitui um instrumento muito importante neste processo. É elaborado para o aluno em formato de livros contemplando cada disciplina, articulando os conteúdos nas diversas áreas do conhecimento, contendo textos explicativos, exercícios, propostas de pesquisas e aprofundamentos. A organização por área do conhecimento implica fortalecimento do plano pedagógico, favorecendo o desenvolvimento das seguintes competências:

Em 2014, iniciamos o uso do Material Digital para o 6º e 1º ano do Ensino Médio que consiste em um material utilizado pelos alunos através de equipamentos eletrônicos (tablets, nootbooks, ipad), contemplando o livro digital e o caderno interativo se tornando mais uma ferramenta para a aquisição da aprendizagem. Em 2015 o material passou a ser disponível para os alunos do 7º e 2º ano do Ensino Médio e em 2016 para o Ensino Fundamental II e Médio completo.

processo de avaliação

O ato de avaliar implica em recolher, descrever, analisar, e explicar o processo de ensino aprendizagem, ou seja, cria a possibilidade constante de reflexão sobre o projeto pedagógico, suas metas, suas possibilidades e a localização de cada aluno, suas aprendizagens e necessidades em relação às metas estabelecidas. Em suma a avaliação se torna um processo constante, verificando e acompanhando o aluno durante toda a sua caminhada em busca de uma aprendizagem significativa e de qualidade, proporcionando condições de retomada e posteriores avanços.