Palavra da Direção Pedagógica

Palavra da Direção Pedagógica

ESTIMADA COMUNIDADE EDUCATIVO-PASTORAL DO COLÉGIO SÃO JOAQUIM!

“… sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não se pode haver confiança…” Dom Bosco

O educador salesiano no contexto escolar visa coordenar processos e liderar pessoas, a fim de realizar com eficácia a missão de educar-evangelizando e evangelizar-educando.
Para atender às demandas sociais, marcadas pelas rápidas transformações em decorrência do desenvolvimento tecnológico, somos desafiados a formular uma proposta educacional que apresente ao estudante o mundo, como um campo aberto para
investigação e intervenção, quanto aos seus aspectos sociais, produtivos, ambientais e culturais, a fim de que possam assumir responsabilidades para equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores, valorizando-os
nos esforços e abrindo-se criativamente para o novo.
A urgência de mudança da educação, em vista do momento pandêmico que estamos vivendo, requer o exercício da empatia, diálogo, resolução de conflitos e a cooperação, sem preconceitos.
O Sistema Preventivo é uma das principais intuições educativas de Dom Bosco e ele está todo baseado nas palavras sagradas: “A caridade é paciente…tudo sofre, tudo espera, tudo suporta”. (1Cor 13, 4-7). Ele não quer o bem para educar, mas educa porque quer o bem. E daí, surgem os três pilares da pedagogia salesiana: amorevolezza (amor), razão (ciência) e religião (espiritualidade).
Como salesianos, somos pessoas de fé e cremos na pedagogia da resiliência.
O nosso maior sucesso é a participação da família, escola e sociedade na construção da pessoa toda e de todas as pessoas.
“Deus nos colocou no mundo para os outros”. (Dom Bosco)

Nelma Mattioli – Diretora Pedagógica