A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança vai à escola pela primeira vez, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente, como uma mudança de escola ou de turma.
Se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil, esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de diversas atividades e passam a conviver com outros adultos e crianças.
A adaptação é um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, colegas e outras pessoas da comunidade educativa, sentindo-se cada vez mais segura.
Algumas dicas:
– “É essencial envolver a criança nos preparativos para ir à escola, como arrumar a mochila e a lancheira. Isso faz com que ela perceba que está sendo cuidada e que se sinta participante”, recomenda Cisele Ortiz (Coordenadora do Instituto Avisa Lá, de São Paulo).
– A despedida é fundamental para a adaptação. “Por mais difícil e doloroso que seja para ambos, construir uma relação com os filhos pautada na confiança e na honestidade é sempre melhor. A clareza da despedida é saudável e necessária”, explica Cisele.
– Ansiedade e insegurança são comuns na adaptação, um período intenso e repleto de novidades. Essa sensação deve diminuir na medida em que a família estabeleça uma relação de confiança com a escola.
– A entrada na escola deve ser tratada como algo positivo, que gera autonomia, crescimento, amadurecimento, que ajuda na socialização e que será ótimo para todos.
Texto adaptado. Fonte: Revista Nova Escola, Laís Semis, 08/15.
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